Categorias
Main

Dicas para Tratar Acne

A Acne é um mal que afeta milhões de pessoas por ano no Brasil, por isso as formas para tratar acne são muito requisitadas nos dias de hoje, com muitas buscas na internet diariamente.

A condição se caracteriza pela obstrução dos folículos capilares por óleo e pela presença de células mortas de pele.

Esse mal afeta em grande parte adolescentes e jovens adultos, sendo uma condição que não requer exames para diagnóstico, pois é identificável pela própria pessoa.

O lado positivo é que o tratamento também pode ser realizado pelo próprio indivíduo que está sofrendo com a acne.

Nos dias de hoje, é fácil encontrar dicas para combater essa condição que afeta tantas pessoas, então veja a seguir algumas dicas para tratar acne de uma forma realmente eficaz.

Boa leitura!

O que causa a acne?

Há diversos motivos que influenciam o aparecimento da acne, como por exemplo, problemas hormonais, estresse, má alimentação, utilização de alguns medicamentos e também predisposição genética, entre outros.

Mas como é possível conseguir tratar esse problema tão comum, principalmente, na adolescência? Acompanhe as dicas a seguir!

Dicas de como tratar acne

Cuide da sua pele

É essencial que você mantenha uma rotina de cuidados com a sua pele para tratar a acne, sendo preciso fazer um processo de higienização diária na pele.

Para isso é necessário utilizar sabonetes e produtos próprios para essa finalidade, pois assim você poderá conter o excesso de óleo na sua pele, controlando a produção de gordura.

Os sabonetes mais indicados para isso são:

  • Sabonete Granado antiacne
  • Sabonete acneblock
  • Sabonete líquido actine
  • Sabonete cleanance

Há outros bons produtos indicados para o processo de limpeza, mas esses são os mais eficazes.

Mantenha uma alimentação saudável

Hoje em dia é bastante comum os alimentos gordurosos estarem presentes nos nossos cardápios, pois saiba que eles são grandes influenciadores para o aparecimento da acne.

Evite comer frituras, alimentos que levam muito açúcar, refrigerantes, todos esses alimentos estimulam a produção das glândulas sebáceas, consequentemente aumentando a oleosidade na pele.

Isotretinoína

Esse medicamento já é para os casos extremos, quando a mudança nos hábitos alimentares ou o tratamento com sabonetes e géis já não funcionam.

Ele age no combate a certos fatores que estimulam o aparecimento da acne, como por exemplo a produção de óleo pelas células sebáceas.

Esse fármaco é mais conhecido como Roacutan, agora o seu efeito não é imediato, é um pouco demorado e traz algumas consequências ao organismo.

O Roacutan é ideal para tratar acne, embora seu efeito demore cerca de 6 a 8 meses para aparecer.

O lado negativo nesse remédio são os efeitos colaterais como depressão, lábios ressacados, alteração de humor, entre outros.

Outras dicas básicas

Há também algumas dicas pequenas que fazem toda a diferença no processo do tratamento da acne, como por exemplo:

  • Não esprema cravos e espinhas
  • Evite sair de casa sem protetor solar indicado para o seu tipo de pele
  • Evite mexer no rosto com as mãos sujas
  • Evite se barbear com aparelhos de lâminas
  • Evite tomar remédios para espinhas sem antes consultar um especialista
  • Evite fumar

Vale a pena chamar atenção para esse último, pois remédios como o Roacutan não devem, em hipótese alguma, ser administrados sem acompanhamento profissional.

Fazer o uso dele por conta própria, a chamada automedicação, pode trazer consequências severas para o seu organismo.

Conclusão

Como você viu, a Acne é um mal bastante incômodo, isso porque ele afeta diretamente o lado estético da pessoa, causando problemas como baixa autoestima.

Entretanto há algumas maneiras de se livrar dessa condição tão irritante que afeta tanta gente, bastando seguir essa série de dicas vista nesse texto.

Em casos extremos, procure ajuda de um dermatologista para te auxiliar no tratamento.

Gostou do artigo de hoje sobre dicas para tratar acne?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.